Nos dias 15, 16 e 17 de outubro, o Square Life Center foi palco de uma das maiores concretagens com gelo feita em Cascavel (PR). Essa etapa foi essencial para a concretagem do bloco da torre business.
Para a execução deste bloco foram necessários 3 dias, reservando-se um quarto dia como alternativa para concluir o bloco, em caso de atrasos por problemas técnicos na concretagem. No decorrer desses dias foram dispostas camadas diárias de concreto, por se tratar do grande volume a ser concretado.
“Para este projeto, trabalhamos com aproximadamente 1.300 m³ de concreto e, para controlar a temperatura, utilizamos gelo e aplicamos um aditivo retardante para manter o slump adequado ao longo do processo. A concretagem foi realizada em três etapas consecutivas, e o uso do retardante garantiu que o concreto não endurecesse entre as fases, resultando em um bloco contínuo, como se fosse uma única camada. Além disso, as ferragens foram fundamentais, com 180 toneladas de aço fornecidas pela Gerdau, que possuem características tecnológicas específicas para suportar toda a estrutura”, explica o engenheiro Eduardo Sakata.
O uso de gelo na concretagem de grandes volumes como esse é fundamental para evitar fissuras causadas pelo excesso de calor gerado durante o processo. O gelo ajuda a manter a temperatura do concreto abaixo de 20°C no momento da aplicação, prevenindo que o calor interno ultrapasse níveis críticos e comprometa a estrutura ao longo do tempo. Foram utilizadas cerca de 150 toneladas de gelo para garantir essa segurança.
O Engenheiro também responsável pela obra, Roberto Barbosa, fala com mais detalhes sobre a execução dessa etapa:
“Estamos trabalhando com um volume significativo de concreto, o que exige atenção especial para o controle da temperatura. Para isso, contratamos uma empresa especializada que fará o acompanhamento contínuo durante os três dias de concretagem. Eles monitoram as condições climáticas e ajustam a quantidade de gelo no concreto conforme necessário. Cada caminhão de 10m³ transporta aproximadamente 1000 quilos de gelo diluído, e temos consultores tanto na obra quanto na central de concreto para supervisionar o processo e devido a esse grande volume, a usina fornecerá o concreto exclusivamente para o nosso projeto durante esse período”, afirma Roberto.
Esta etapa é um marco significativo na obra do Square Life Center, um dos maiores empreendimentos de Cascavel, que proporcionará uma nova perspectiva para a região Oeste. Momentos como esse não só enriquecem a construção civil local, mas também oferecem aprendizados valiosos para profissionais e futuros profissionais da área. Por isso, durante esses três dias, o Square Life Center abriu as portas para uma visita técnica com acadêmicos das faculdades FAG, Univel e Unipar. Quer saber mais? Acesse a matéria completa.
Você quer acompanhar de perto os detalhes dessa obra? Acompanhe as nossas redes sociais e não perca sua evolução.